segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Prova de barroco

PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA. \ COLÉGIOJORGE LACERDA - Ensino Médio.
Professor: aluno:
1)CONSIDERE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO:
I. O Barroco literário,no Brasil,correspondeu a um período em que o incremento da atividade mineradorapropiciou o desenvolvimento urbano e o surgimento de uma incipiente classe média formada por funcionários,comerciantes e profissionais liberais.
II. Uma das feições da poesia barroca era o chamado conceptismo-exploraçãode conceitos e ideias abstratas através de evoluções engenhosas do pensamento.
III.Aornamentação da linguagem que caracterizou o Barroco brasileiro pode ser identificada pelo uso repetido de jogos de palavras ,pela construção frasal e pelo emprego de antítese.
Quais estão corretas?
a)Apenas I c) Apenas III
b)Apenas II d)Apenas II e III e) I,II e III

2) Você viu o filme ‘Entre o bem e o mal”. Dentro das concepções do barroco, as lições do filme são?


3) Cite dois autores do barroco e destaque suas características. De qual mais gostaste?Vês alguma relação com a época atual? E, com a história doBrasil ,já que dizem que literatura e história andam de mãos dadas.....E, com a política atual ,tem alguma coisa a ver? É conhecendo o passado que entendemos o presente. Lembras que falei sobre isso?(RESPOSTA COM NO MÍNIMO 10 LINHAS, questãodissertativa).







4) O escritor quinhentista (quem foram?) procura detalhes que retratem fielmente a realidade da natureza do Brasil logo após o descobrimento. Cite um trecho da carta de Caminha ou de outro autor da literatura de informação.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5) A literatura do século XVI no Brasil tinha a intenção de mostrar como era a terra recém-descoberta,numa de suas tendências,e de pregar a doutrina católica difundida na metrópole,como a outra tendência.Essas duas tendências do Quinhentismosão,respectivamente,a
A) Literatura Doutrinal e a Literatura de Catequese
B) Literatura de Catequese e a Literatura de Informação
C)Literatura de Catequese e a Literatura de Viagem.
D) Literatura de Informação e Literatura de Viagem
E)Literatura de Informação e a Literatura de Catequese

Para responder à questão de número 06,leia o poema de GREGÓRIO DE MATOS GUERRA,poeta barroco.
Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já,tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante
Que em tua larga barra tem entrado
A mim foi-me trocado,e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Desteem dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis,que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote

Oh! Se quisera Deus,que de repente
Um dia amanhecerastão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

6)Considere as afirmativas abaixo sobre o poema.

I – Percebe-se, na primeira estrofe, a aproximação do eu-lírico e do objeto poético, ambos empobrecidos depois de um período inicial de abundância.
II – O motivo claro da falência do objeto poético, no caso a cidade da Bahia, é uma série de invasões e guerras feitas pelos holandeses.
III – Na terceira estrofe, a voz lírica crítica a “simples “ Bahia, que se deixou enganar pelo “sagaz” inglês (ironia feita com a palavra Brichote, derivada de British, inglês), que trocou muitas mercadorias inúteis pelo bom açúcar.
IV –Percebe-se a presença de figura de linguagem como as metáforas antitéticas da terceira estrofe e as antíteses e aliterações da primeira.
Quais estão corretas:
a) Apenas I e IIb) Apenas I e III c)Apenas I, III e IV d)Apenas II, III e IV e) I, II, III e IV

7)Assinale a afirmativa verdadeira:

A)Nossa cultura nada tem a ver com a Idade Média,já que nossa terra só foi descoberta no século XVI.
B)Nossa literatura sofreu influências medievais, através da literatura europeia,sobretudo da portuguesa.
C)A Literatura Brasileira tem como principal origem o Renascimento
D)Logo depois de descoberto, o Brasil pôde criar sua própria literatura.
E)A Era Nacional da literatura brasileira começa com o Barroco.
8)Cronologicamente, nossa literatura se inicia com a literatura jesuítica:
A) Certo b) Errado
9) A exaltação da natureza, na literatura brasileira ,é uma consequência do lirismo colonial, que criou o mito do eldorado da nossa terra. A)Certo B) Errado
10) Complete com a letra correspondente.
Na estrofe seguinte predomina o:.............................................
a) Egoísmob)egocentrismo c) lirismo d)ufanismo, porque o autor revela seus próprios sentimentos.
“Enfim te vejo!_enfimposso,
Curvado a teus pés,dizer-te,
Que nãocessei de querer-te,
Pesar de quanto sofri.
Muito penei! Cruas ânsias,
Dos teus olhos afastado,
Houveram-me acabrunhado,
A não lembrar-me de ti!”
(G.D.)
11) Assinale o principal fato social, político ou econômico que marcou a época do estilo literário barroco: ( )” BelleEpoque“ (final do séc.XIX e início do séc.XX).
( ) Consolidação da sociedade burguesa,2ª metade do séc .XIX
( ) Revolução Industrial. InconfidênciaMineira (séc. XVIII)
( ) Revolução Francesa. D. João, Independência do Brasil.
( ) Contra-Reforma (séc. XVII)
12) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
( ) LITERATURA INFORMATIVA ( )Visa descrever o que está sendo visto.
( )BARROCO ( ) A brevidade da vida é uma idéia constante.
( ) Apresenta frequentes antíteses,istoé,idéias
opostas colocadas lado a lado.
13)Qual o principal representante da Literatura Informativa? Antes de fazer literatura,qual sua intenção?

Nenhum comentário: