quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Trabalho de Literatura

PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA.
I-
“ Se traiu ou não traiu não dá para saber, porque há indícios coloca –
dos deliberadamente para apoiar as duas posições.O que dá para sa-
ber é que o Bentinho conta a história de modo a dar a impressão de que foi traído. Nesse sentido, o livro não é sobre a traição,mas sobre o procedimento calunioso de Bentinho.Nesse procedimento está a autoridade patriarcal e a posição de classe dele.Essa é a minha opinião...” De que livro é este comentário?.............................................................E o autor?........................................................................

II-Disserte sobre a seguinte crítica:” Capitu foi desvalorizada por Bentinho por duas razões: por ser mulher e por ser pobre.”CAPITU foi a personagem principal do livro: “..................................................”

III- Leia com atenção a seguinte afirmação críica sobre as personagens femininas criadas por Machado de Assis:” As mulheres de Machado sugerem muito mais do que dizem. Adivinha-se o que vai no coração delas por atitudes, gestos, olhares,e nunca se tem certeza de lhes ter desvendado os verdadeiros motivos nos sinais exteriores.”
Com base nessa afirmação,descreva duas situações vividas por Capitu em Dom Casmurro, explicitando os traços de sua personalidade dissimulados sob suas ações.






IV- Segundo os críticos, Aluísio Azevedo preocupa-se mais em descrever cenas coletivas que problemas individuais.O trecho lido,no polígrafo,em aula, ilustra essa afirmativa? Justifique............................

V- João Romão era personagem de .........................................................

VI- O romance de Raul Pompéia não se enquadra numa classificação exata.Apoiando-se na memória subjetiva de um narrador- Sérgio- e não na realidade objetiva dos fatos, a reconstituição da vivência da personagem central no colégio...........................adquire um caráter
acentuadamente psicológico.Isso afasta a obra do padrão realista/naturalista.É verdade que em determinados momentos o romance tende ao Naturalismo,como na descrição da personagem Ângela.Comente:.............................................
VII-O romance Os miseráveis sempre me fascinou.Escrito no século XIX fala da injustiça social. Mas resiste até hoje! Quantas pessoas como o ex-condenado................................., e ...................................a órfã, não estão ao nosso lado?Poucos livros conseguem dar um panorama tão arrebatador.Mostra a época histórica.Emociona.E faz pensar sobre temas importantes.Entre estes temas: ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
IX- Leia o texto a seguir:
‘Ora,aí está justamente a epígrafe do livro,se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as idéias que deixarem,mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela,ajudando o autor,por uma lei de solidariedade,espécie de troca de serviços,entre o enxadrista e os seus trebelhos.”
Se aceitas a comparação,distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo,sem que o cavalo possa fazer de torre,nem a torre de peão.Há ainda a diferença da cor,branca e preta,mas esta não tira o poder da marcha de cada peça,e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.
(Machado de Assis,Esaú e Jacó).

A intervenção direta do narrador no texto cumpre a função de
a) Distanciar o leitor da articulação da história, evitando identificação emocional com as personagens.
b) Despertar a atenção do leitor para a estrutura da obra, convidando-o a participar da organização da narrativa.
c) Levar o leitor a refletir sobre as narrativas tradicionais,cuja seqüência lógico-temporal é complexa.
d) Sintetizar a seqüência dos episódios,para explicar a trama da narração.
e) Confundir o leitor,provocando incompreensão da seqüência narrativa.
X-Leia com atenção a seguinte afirmação crítica sobre as personagens femininas criadas por Machado de Assis:
As mulheres de Machado sugerem muito mais do que dizem.Adivinha-se o que vai no coração delas por atitudes,gestos,olhares,e nunca se tem certeza de lhes ter desvendado os verdadeiros motivos nos sinais exteriores.
Com base nessa afirmação,descreva duas situações vividas por Capitu em Dom Casmurro, explicitando os traços de sua personalidade dissimulados sob suas ações.

XI- Identifique a palavra que revela subjetividade do narrador,no fragmento seguinte:’...olhou para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa...” Este texto refere-se ao livro...........de.......... (brilhante autor brasileiro do Realismo).

XII- Comente o texto:
“O homem é um caniço pensante.Não;é uma errata pensante,isso sim”. (mínimo 5 linhas.).
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Este texto pertence ao .......................(Realismo ou Romantismo).Cujo autor é ................................,no livro intitulado..........................................................................................

XIII- Tente fazer um retrato físico e moral da personagem “Virgília”, Machado de Assis ,estudado em aula.






XIV- Marcar verdadeiro ou falso(V ou F):
a)Aloísio de Azevedo,nosso maior prosador naturalista,escreveu também Romance Romântico.( )
b) O Mulato inaugurou uma forma nova de narrar a sociedade bra-
sileira,muito distante daquele otimismo romântico que não enxergava senão luxuosos salões de baile,donzelas perfumadas ou escravos embranquecidos e cultos.
c) Todos os autores do Realismo apresentam,entre outras características:conversa com o leitor e pessimismo menos Machado de Assis. ( )
d) A teoria do Humanitismo é formulada pela personagem Quincas Borba, que aparece em dois romances de Machado.( )

XV - “Em relação a toda a história da literatura brasileira, Machado
caminhou em direção à plenitude de seu estilo. E o que se entende,afinal, por plenitude de estilo?
Machado centrou seu interesse na sondagem psicológica,isto é, buscou compreender os mecanismos que comandam as ações humanas,sejam eles de natureza espiritual ou decorrentes da ação que o meio social exerce sobre cada indivíduo.
Machado escolhe sempre ações comuns,banais até). O que vai interessar são os labirintos do espírito humano,de onde o escritor extrai seus temas: a morte, a luta entre o bem e o mal(em que o segundo sempre vence),a crueldade, a ingratidão, a sensualidade, o adultério, o egoísmo, a vaidade.Comente! ...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário: