terça-feira, 7 de julho de 2009

PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA. 1º ANO COLÉGIO JORGE LACERDA - Ensino Médio.
Professor: aluno:
1) CONSIDERE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO:
I. O Barroco literário ,no Brasil, correspondeu a um período em que o incremento da atividade mineradora propiciou o desenvolvimento urbano e o surgimento de uma incipiente classe média formada por funcionários ,comerciantes e profissionais liberais.
II. Uma das feições da poesia barroca era o chamado conceptismo-exploração de conceitos e ideias abstratas através de evoluções engenhosas do pensamento.
III .A ornamentação da linguagem que caracterizou o Barroco brasileiro pode ser identificada pelo uso repetido de jogos de palavras ,pela construção frasal e pelo emprego de antítese.
Quais estão corretas?
a) Apenas I c) Apenas III
b) Apenas II d)Apenas II e III E) I,II e III
2) Você viu o filme ‘Entre o bem e o mal”. Dentro das concepções do barroco, as lições do filme são?


3) Cite dois autores do barroco e destaque suas características. De qual mais gostaste? Vês alguma relação com a época atual? E, com a história do Brasil ,já que dizem que literatura e história andam de mãos dadas.....E, com a política atual ,tem alguma coisa a ver? É conhecendo o passado que entendemos o presente. Lembras que falei sobre isso?(RESPOSTA COM NO MÍNIMO 10 LINHAS, questão dissertativa).








5) A literatura do século XVI no Brasil tinha a intenção de mostrar como era a terra recém-descoberta,numa de suas tendências,e de pregar a doutrina católica difundida na metrópole,como a outra tendência.Essas duas tendências do Quinhentismo
são,respectivamente,a
A) Literatura Doutrinal e a Literatura de Catequese
B) Literatura de Catequese e a Literatura de Informação
C)Literatura de Catequese e a Literatura de Viagem.
D)Literatura de Informação e a Literatura de Viagem
E) Literatura de Informação e a Literatura de Catequese
6) Para responder à questão de número 06,leia o poema de Gregório de Matos Guerra,poeta barroco.

Nenhum comentário: