quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pontuação e orações

1) O texto de Raul Seixas apresenta originalidade,repetições e retomadas?




2) O texto possui título como elemento contextualizador? É suficientemente claro e explícito na apresentação das informações?





3)A pontuação está adequada? Justifique a pontuação na 8ª estrofe.







4) Classifique a oração sublinhada.

Porque foi tão fácil conseguir e agora eu me pergunto: e daí?

5) Justifique os dois pontos na oração. ¨E agora eu me pergunto: e daí?”


6) Justifique a vírgula e as reticências.
A) Que não acha nada engraçado,macaco,praia,carro,jornal,tobogã.


B)‘Todas as coisas,na Terra, passam...Os dias de dificuldades,passarão....

D) “Se hoje,para nós,
É um dia desses dias
C) ‘Dias de tristeza... repletos de amargura,
Dias de felicidade... paremos um instante.”
São lições necessárias que,
Na Terra, passam, E) Ele sabe que a Terra
Deixando no espírito imortal chegará a porto seguro,
As experiências acumuladas.” Porque essa é a sua destinação.”

F)¨Tudo passa... exceto Deus!
Deus é o suficiente!”

7) Separe e classifique as orações:

Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado que eu estou decepcionado

Redação: Produza um texto dissertativo,de quatro a cinco parágrafos,com título adequado, de 25 a 30 linhas,compreensível à primeira leitura.O texto deve mostrar marcas evidentes de língua escrita(sua linguagem não é completamente informal)e revela o domínio de noções fundamentais de estruturação,ocupação convencional da página.
Escolha um dos temas abordados na prova de português.

Nenhum comentário: